sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Simplesmente um amigo!


OBS:Dedicado à todos os amigos que "reconheci",no CEPEM,no Disney,Grão Pará,Universo,UFRA,UFPA,amigos da igreja,do Aslan,amigos da rua (de infância),à todos os meus famíliares que além de laços de sangue tem laços de amizade comigo e principalmente aos meus amigos irmãos!Amo vocês!

Hoje eu estava lendo minhas antigas mensagens, cartas amareladas pelo tempo, fotos que rememoraram épocas e sentimentos. Sempre me perguntei por que guardo quase tudo, porque tenho tanta dificuldade de me desfazer de certas coisas, mas hoje obtive a resposta. É porque mais que simplesmente “coisas”, esses objetos me lembram pessoas e enviam uma mensagem direta ao meu coração relembrando a importância de tal individuo, não que eu tenha esquecido, mas é que com o tempo novos sentimentos vão surgindo e vamos guardando os antigos em lugares especiais prontos para eclodir a qualquer momento, mas enquanto isso não acontece ficam ali pulsando lembrando-nos que não estamos sós, que temos com quem contar.
Ás vezes acho que não mereço tantos amigos quanto tenho, às vezes acho que não demonstro tanto a importância deles na minha vida, mas agradeço a DEUS por tê-los,pois ao olhar pra eles lembro exatamente quem sou e tenho certeza de onde quero chegar...
Aos meus amados amigos de todos os tempos e épocas eu só tenho a agradecer, toda e qualquer insanidade, gargalhada, abraço, choro, bagunça que viveram comigo.Se tem uma coisa na vida,até hoje, que eu posso me orgulhar são dos meus amigos. Pessoas especiais, que certamente eu não conseguiria demonstrar o valor de tais nessas simples palavras. Apesar de ter me distanciado um pouco de alguns, pela minha inimiga falta de tempo, escrevo para dizer que eu nunca me esqueço de vocês, em momento algum, por que vocês já se tornaram parte do que sou.
Sim,é com eles que choro de rir e me fazem rir quando choro,são eles que me chamam de tudo menos do meu nome, abreviações carinhosas que não me diminuem, mas ao contrário, fazem sentir-me importante, amada ou simplesmente querida por alguém... Ai, ai, esses “alguéns”... Pessoas tão distintas, de posicionamentos tão diferentes, que adentraram a minha vida de um modo tão particular e singular, uns tocaram a campainha e pediram licença e quando notaram já eram de casa, mas outros arrombaram a porta do meu coração e lá fazem morada até hoje.
Alguns eu conheço desde a infância, se comunicam comigo em um único olhar. A intimidade chega a ser tanta que em certo ponto as palavras não são mais necessárias para entender o outro, pois ele se tornou parte de você. Outros eu conheci não há tanto tempo assim, mas a identificação é tamanha que parece que sempre estiveram ao meu lado, ultrapassam o enigma da maternidade e superam a minha mãe quanto ao seu sexto sentido (heheh), ao telefone, pelo tom da minha voz, sabem discernir meu estado de espírito ou pela forma que digito no MSN, por mais que eu me esforce para camuflar a realidade.
Nem preciso dizer a diferença que cada um deles faz na minha vida. Tive amigos que passaram por mim, me descobriram e eu os descobri, mas que depois seguiram seus caminhos. Hoje, juntos, em natais, finais de ano ou em um encontro casual na rua, relembramos as brincadeiras do passado, as cantigas entoadas, todas as marcas deixadas em ambos os corações. Mas, que utopia e pretensão é a nossa... Nunca poderíamos descrever tamanho valor, cada minuto, cada gargalhada, cada loucura e por que não o nosso silêncio, foi e é algo que ultrapassa descrições, citações de poetas ou explicações. É algo que se resume em sentimento, como as batidas do coração, como a lágrima vertida ao lembrar-se de como é bom viver, como é bom não conhecer apenas, mas sentir as pessoas,e é melhor ainda quando não apenas as sentimos passageiramente,mas quando se tornam um sentimento continuo ,por mas que esteja guardado no peito, nunca deixa de ser latente.
Afinal, podemos tentar enganar aos outros quanto ao que somos, podemos criar nosso teatro, com trabalho, filhos, casamento e fazer dele uma redoma de vidro, mas não podemos enganar nosso coração quanto ao passado, pois diferente do que pensamos a origem da palavra coração não é por acaso, do latim significa saltar. Exatamente, é esse o propósito dele, saltar, entretanto não só para bombear o sangue, mas também saltar em direção a nós, em direção ao que sempre fomos e às vezes nos esquecemos de voltar ser... Simplesmente um amigo!

5 comentários:

  1. Zethyiy e Vinícius de Moraes, poderia eu requerer parceria melhor para falar de Amizade?! A primeira é uma neurótica, chata de galochas e, assmim posso dizer, MINHA amiga.

    Bem, essa moça de escrita leve e encharcada de sentimentos vibrantes foi esclhida para entrar na minha vidinha não por um arquétipo qalquer, mas pela pupila... Pela pupia?! Sim, pela pupila, afinal o que melhor para desnudar a alma se não o olhar.

    A Zé tem uns olhões de tralhoto (e ainda tem a cara de pau de dizer que sou quem tem cara de peixe, vê se pode!)que nos intimidam e revelam de maneira deslumbrante e encantadora quem realmente ela é. Ela... Ops! Quase que o meu comentário virou um depô, então prefiro parar por aqui. hehehe

    Adorei o texto e agradeço pelas palavras milimetricamente calculadas direcionados aos amigos de todas as etapas de tua vida, acredito que eu esteja entre eles e ai de ti, sua pilantra, se eu não estiver nessa lista!

    Já disse que sou uma fã declarada de teus textos
    e uma rasga saco de carteirinha! Apesar disso, a maneira bela com que escreves é incontestável e as palavras ficam gravadas em minha mente. Maestrina, consegues fazer as palavras bailarem sob uma sinfonia de melodia inebriante.

    Obrigada pela amizade indelével.

    Ab imo pectore.

    ResponderExcluir
  2. Bah(Cléa),essa daí tá no topo da lista,minha amada amiga cara de peixe!hehehehe
    Como eu disse no texto ,tem algumas coisas que eu posso me orgulhar na vida e a amizade da bah é uma delas.Como diz Vinícius:"Amigos não se faz,se reconhece" e eu a reconheci.
    Um presente de DEUS ,disso nãotenho dúvidas!
    Mais que minha amiga,minha irmã!
    Te amuuuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  3. Obs:A bah humilha nos seus comentários,escreve horrores!hehehe
    Ei menina,sai dessa vida de dentista e vira jornalista ,sua pilantra!hehehe
    bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  4. AIIIIIIIIIIIIIIIII Jú esse texto é profundo D+

    Gosto pra valer de textos sobre amigos... e tem uma parte ae que é a nossa cara... que dizer, a nossa amizade!!!

    SaUUUUUUUUUUUUUUUUUdades!

    ResponderExcluir
  5. ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!
    Saudades de ti Dani,não sabes quanta......
    Quando eu estava escrevendo esse texto tbm lembrei de vc,afinal és uma parte importante da minha história,mesmo que hoje não convivamos mais.
    E olha,nunca irei me esquecer o quanto fizestes eu me sentir importante quando escrevestes aquela postagem pra mim no teu blog.
    Tenha certeza que vc sempre estará guardado no meu mais precioso esconderijo,o meu coração!
    Te amo!
    bjinhos

    ResponderExcluir